Será que você está calculando o rating dos clientes da melhor forma?

No agronegócio o crédito é um dos principais fatores que definem o sucesso ou o fracasso de uma companhia. Isso acontece porque compras de insumos são sazonais (regidas pelas épocas de safra e entressafra) e dependentes dos resultados das safras anteriores, o que faz com que muitas vezes os produtores não tenham condições de pagar pela compra dos insumos à vista, e então recorrem ao crédito para que possam pagar a dívida ao final da safra.

Por isso, é essencial que se tenha um controle da exposição ao crédito, pois ele é fator determinante para que toda a engrenagem do Agronegócio continue rodando.

Com tamanha importância, o setor de crédito apresenta diversos riscos, que precisam ser mitigados, sempre conciliando a maior capacidade de geração de receita com o menor nível de inadimplência, principalmente num mercado onde as margens são baixas e há grande concorrência.

O rating é a atribuição de nota aos clientes para a aprovação automática do limite de crédito, uma espécie de histórico de qualidade de crédito do cliente, e assim atribuir uma qualificação ao cliente e auxiliar para que o novo limite de crédito seja aprovado mais rapidamente utilizando parâmetros já estabelecidos sobre ele. Por isso a excelência no seu cálculo é essencial. Com tantos pontos para se analisar é primordial o uso de ferramentas e tecnologias que auxiliem no dia a dia do cálculo do rating a ser liberado, agilizando o ciclo financeiro e possibilitando um atendimento em maior escala aos clientes em um prazo curto, sem perder o primor na tomada das decisões.

Em geral, o processo para a liberação do crédito ao comprador é composto por alguns passos, que consideram uma série de fatores e segue um ritmo minucioso para se chegar a conclusão sobre a viabilidade da liberação do crédito e o valor a ser liberado.

Os principais pontos dessa análise são:

·      avaliação da capacidade de quitação do crédito concedido,

·      avaliação das garantias oferecidas na transação,

·      avaliação das características da região

·      análise do perfil do comprador e seu histórico de compras e relacionamento com o mercado.

Além destes pontos, outros também podem ser considerados no momento da análise, e para isso é essencial que se tenha a maior quantidade de informações possíveis, desde as demonstrações financeiras até os riscos da região para a safra que podem afetar na quitação do crédito e no recebimento do seu capital investido.

Em um mercado com margens tão baixas, dependência tão grande de fatores climáticos e de riscos naturais, é muito importante que o capital investido por meio de mercadorias pela empresa ao conceder crédito retorne de maneira segura, livre do risco de inadimplência e até mesmo do risco das oscilações nos preços dos insumos. Para isso, manter uma carteira de clientes filtrada pela análise de crédito minuciosa é também uma garantia para a empresa que concede o crédito, já que ao possuir uma carteira de clientes com bons ratings, o custo do capital acaba caindo, tanto na hora de adquirir insumos quanto na hora de repassar a dívida de um cliente, especialmente no momento delicado pelo qual estamos passando, pelo efervescimento das RJs e as limitações de garantias mesmo com títulos como CPRs.

Autor: Pedro Vicente

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